27 de agosto de 2010

13º Semana

Meu filhote está com 13 semanas, inicio do quarto mês lunar. A gente quando engravida descobre que não são 9 meses e sim 10 meses de espera (as famosas 40 semanas). Chamados de 10 meses lunar. Passado este trauma eu me grudei em todos os sites de acompanhamento da gravidez semana a semana. Vou colocar aqui algumas coisas que li que estão acontecendo neste momento no desenvolvimento dele:
- o bebê pode chegar a 78mm de comprimento e pesar em torno de 20g;
- o feto está completamente formado, cabeça e corpo estão ficando proporcionais;
- inicia a fase de maturação dos órgãos (os intestinos já estão completamente no interior do corpo do bebê; o fígado começa a secretar a bile e o pâncreas começa a produzir insulina);
- engole líquido amniótico e o excreta como urina no próprio líquido que é renovado a cada três horas;
- começam a se formar as cordas vocais;
- a face parece cada dia mais e mais humana, já que os olhos começam a se mover para ficarem juntos na frente da face assumindo sua posição normal e definitiva;
- é possível agora determinar o sexo do bebê.

Dados coletados nos sites: www.guiadobebe.com.br e www.clinicafgo.com.br.

Caso alguém se interesse pelo o que está acontecendo comigo, bem, eu não aumentei meu peso desde a 10º semana, mas a minha barriga parece um grande melão amarelo, sinto fome o dia inteiro, passo as noites indo ao banheiro pra fazer xixi, tenho uma preguiça e um cansaço que me consomem. Nossa parece que tudo é horrível. Mas não é não: minha pele está sem nenhuma espinha, meus seios estão magníficos, meu humor melhorou 100% e eu terei um bebê lindo daqui há 27 semanas.

Atendendo a  pedidos aí está o anjinho:
Imagem 1 - perfil do rostinho e coluna;
 
 
 
 
Imagem 2 - perfil do corpo todo (detalhe das pernas esticadinhas) e frequencia cardíaca;
 
 
 
 
Imagem 3 - Atenção ao tal tubérculo genital que falei anteriormente.

2 comentários:

  1. Baby lindo! E incrível,..um verdadeiro milagre da vida,...tão pequenino e depois vira coisas como nós...hahahaha
    Beijos e carinho na barriga!

    ResponderExcluir
  2. Putz! Com um baita tubérculo destes tem 70% de chance de ser menina? Imagina se fosse menino!!!
    Obrigada pelas fotos...estavam faltando...e adorei as informações..que máximo!
    Mil beijos para toda a família!

    ResponderExcluir