11 de fevereiro de 2011

37 Semanas - Reta Final

Ufa...37 semanas!

A partir de agora não teremos mais um bebê pré maturo. A partir de agora, também, estão valendo as apostas, lembram? Bom a aposta de hoje á da Prima Márcia...ainda tem o dia todo, mas acho que essa já perdeu, hehe.

- Agora não há grandes mudanças, o bebê cresce e ganha peso. Ele está maduro e pode nascer a qualquer momento, principalmente a partir do fim dessa semana. O bebê já está na posição que irá nascer, fazendo o médico decidir se vai ser parto normal ou cesárea. A mamãe estará um pouco mais aliviada em relação a dores e respiração. Um corrimento vaginal mais forte pode aparecer. Qualquer alteração deve ser informada ao médico. Com o bebê de termo (nascido entre 37 e 40 semanas), as consultas pré-natais devem ser semanais, com avaliação ginecológica para conferir a dilatação do colo uterino, a integridade da bolsa amniótica e o pólo fetal que está se apresentando. (www.guiadobebe.com.br)

- Os últimos preparativos continuam a toda dentro do útero. O bebê, nesta semana, está se livrando de algumas coisas de que não vai precisar na viagem da 40a semana. O lanugo – aqueles pêlos bem finos que cobriam seu corpo – está prestes a se tornar uma lembrança do passado. A pele também deu adeus à vernix caseosa, uma cera escorregadia que a protegia. Tudo isso foi parar no líquido amniótico, que o pequeno inspira, expira e engole sem parar. Daqui a quatro semanas, ele também não precisará mais dessa substância. Mas, se por acaso nascer por esses dias, já não será mais considerado um bebê prematuro. (www.bebe.com.br)

- A partir de 37 semanas o bebê estará pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm agora (a Estela está com a altura esperada, mas um pouco mais magrinha com 2,650g). O corpo está mais arredondado e rechonchudo devido a novos depósitos de gordura, mantendo a temperatura cerca de 1ºC acima da temperatura materna. Os intestinos acumulam uma considerável quantidade de mecônio que é usualmente eliminado logo após o parto. Se o nascimento é prolongado, esse material fecal aparecerá no líquido amniótico. Ele já pratica os movimentos respiratórios e está se preparando para a vida fora do útero. Ele já é capaz de agarrar forte e se virar em direção à luz. A limitação de espaço continua a restringir a movimentação fetal. Os membros estão dobrados e acolados ao corpo fetal. Os ossos são flexíveis e a ossificação e endurecimento progridem. Ao nascimento, a tíbia (um osso longo da perna) está, em geral, completamente ossificada. (www.clinicafgo.com.br)

Por enquanto é isso. Eu sigo em repouso (da cama para o computador e vice-versa) só no aguardo. Qualquer novidade aviso assim que puder.

Beijos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário