18 de fevereiro de 2011

38 Semanas

- O bebê está ganhando cerca de 30 gramas por dia agora. A circunferência da cabeça e a do abdomen têm agora o mesmo tamanho. O peso está acima dos 3 quilos e o tamanho próximo de 50 cm. Na futura mamãe acontecem as falsas contrações de parto que são muito irregulares mas podem ser muito dolorosas. Essas dores podem ser sentidas em várias partes do seu corpo (costas, baixo ventre e bacia). As verdadeiras contrações de parto começam no fundo do útero e se espalham para baixo por todo o útero, região lombar e pelve. O verdadeiro trabalho de parto torna-se mais forte e doloroso à medida que progride e não é aliviado por mudanças de posição. (http://www.clinicafgo.com.br/)

- Mais uns dois ou três ajustes e o bebê estará pronto para nascer. Ele sabe que precisa se sentir quentinho do lado de fora do útero. Por isso, a camada de gordura sob sua pele aumentou um pouco, regulando melhor a temperatura corporal. Os intestinos deram mostras de que estão funcionando bem e formaram o mecômio, uma substância verde considerada o primeiro cocô do bebê. De onde veio isso? Do líquido amniótico, que estava misturado com os restos da cera e da lanugem que protegiam a pele do bebê. Como ele inala e engole continuamente esse fluido, seu aparelho digestivo produziu a massinha esverdeada, que será liberada só depois do nascimento. Falta pouco, muito pouco para o bebê nascer. E a sua barriga, que agora tem de 36 a 38 centímetros de altura, parece indicar a proximidade desse momento. Ela está bem pesada, não deixa mais você se locomover com tanta rapidez e ainda atrapalha o sono. Você passa horas se virando na cama, de um lado para o outro, até encontrar a melhor posição para dormir. Os últimos dias de gravidez não são fáceis. (www.bebe.com.br)

- O cabelo do bebê está sedoso e os lóbulos das orelhas estão endurecidos por cartilagem. Os ossos possuem boa flexibilidade e os órgãos sexuais estão totalmente desenvolvidos. Com a proximidade do "dia D", a mamãe deve continuar sentindo as "falsas contrações", um excelente treino para a hora do parto. Essas contrações são irregulares e sentidas nas costas, baixo ventre e bacia. As contrações verdadeiras são regulares e em tempos cada vez mais freqüentes e duradouros. Na verdadeira contração, a bolsa de água poderá se romper. (www.guiadobebe.com.br)

E é mais ou menos isso que está acontecendo com a gente. A Estela crescendo e ficando linda e forte para nascer e eu contornando minhas dores sentando, deitando...para aguentar a espera. Agora falta bem pouco, então só me resta paciencia.

Segunda-feira tenho nova consulta, qualquer novidade eu grito (literalmente).

FALTAM 2 SEMANAS !

Beijos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário