22 de fevereiro de 2011

39 SEMANAS

Essa semana vai ser comprida. Ontem, segunda, marquei minha cesária para sexta-feira, então já viu né, os dias irão se arrastar até lá. Ainda mais que tenho que ficar bem quietinha em casa para não adiantar nada e até porque tenho dores fortes mesmo, de verdade.

Assim, estou adiantando algumas coisas por aqui a fim de passar o tempo. Uma delas é a minha publicação da 39º semana que se completa na sexta-feira e que não terei tempo de postar, por motivos óbvios.

Bom lá vai um resumo de como minha princesinha chegará a este mundão véio!

- os bebês acumulam gordura até o fim da gestação, já que perdem peso logo que nascem e precisam dela para regular sua temperatura. Os pulmões estão maduros e o intestino já tem as primeiras fezes do bebê, chamada de mecônio. Em razão da iminente possibilidade de um novo bebê surgir ao mundo, o banheiro passa a ser a segunda "casa" da mamãe. Fique sempre atenta aos sinais das contrações e rompimento da bolsa. O ideal seria a mamãe ter engordado até agora no máximo uns 15 kg. Mas é claro que isso depende muito de mulher para mulher. Quanto ao útero, ele varia dentro da sua barriga, podendo estar até 20 cm acima do seu umbigo. (www.guiadobebe.com.br)

- a maior parte dos órgãos está formada e, o melhor de tudo, em pleno funcionamento. Apesar disso, retoques aqui e acolá são sempre bem-vindos. A pele, por exemplo, ganhou novas camadas. Por isso, a cada dia fica mais resistente. As unhas, que estavam pequeninas, cresceram e já atingem a ponta dos dedos. Por outro lado, o pulmão está em compasso de espera. Isso porque, do lado de fora do útero, esse órgão ainda precisará de algumas horas para absorver o ar e, aos poucos, controlar o ritmo da respiração. Mas está pronto para essa tarefa. Aliás, o seu bebê está totalmente preparado para vir ao mundo. Até aqui, tem cerca de 3,25 kg e mede aproximadamente 48 centímetros, da cabeça aos pés. (www.bebe.com.br)

- a maior parte do lanugo já desapareceu e o bebê se prepara para nascer em poucos dias. O crânio ainda não é totalmente sólido, apresentando-se mais amolecido nas 5 fontanelas, que ainda estão separadas e podem ser apertadas umas contra as outras. O parto pode alongar e moldar a cabeça fetal, uma precaução de segurança para reduzir o diâmetro do crânio, permitindo uma expulsão mais fácil da cabeça, durante a passagem do feto pelo canal de parto, sem provocar danos ao cérebro. Após o parto, a cabeça do bebê retorna a sua forma arredondada. Os olhos ainda não possuem os ductos lacrimais, que aparecem poucas semanas após o nascimento. O tórax é mais proeminente. Os pulmões estão maduros e a produção de surfactante está aumentada para manter os alvéolos abertos. O abdome fetal é grande e arredondado, especialmente, devido ao fígado que ainda produz glóbulos vermelhos. A pele torna-se mais espessada e mais pálida (branca ou rosa azulada) e a cada dia o feto ganha cerca de 15 gramas de gordura. Agora ele não pode se mover muito devido à falta de espaço. Pesa em torno de 3200-3500 gramas e mede 50 cm. Ao nascimento, o cordão umbilical pode medir cerca de 50 a 70 cm de comprimento. O que restou do vérnix, em geral, desaparece, embora possa permanecer até o nascimento. (http://www.clinicafgo.com.br/)

FALTAM 3 DIAS !!!

Beijos a todos.

3 comentários:

  1. Estamos muito felizes e ansiosos pela chegada da Estelinha! Estaremos lá para conferir! Beijos, saudades e até loguinho!

    ResponderExcluir
  2. E então? Se aposentou agora? A gorduchinha nasceu! Cadê as fotos? Tem uma prima carente de imagens aqui do outro lado do oceano!!!! Quero muitas, muitas fotos, dela em casa, pq no hospital já vi várias...pede para a Olivia fotografar! Garanto que não vão faltar imagens se liberar a máquina para ela...hehehe...
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Paola querida! Parabéns!!! Já vi as fotos da Estelinha no blog da Re! Estou muito feliz em saber que está tudo bem e que ela chegou linda e cheia de saúde!!! Beijão, Ju

    ResponderExcluir