7 de janeiro de 2011

32 Semanas - Início do 8º Mês

Passei do 7º mês! Parece bobagem , mas eu estava meio apreensiva com esse período, sei lá porque. Essa gestação está sendo tão diferente da primeira, cheia de dores e contrações, cansaço e moleza, que talves por isso o medo de um parto prematuro me assombrava.
Mas agora não. Entrei no 8º mês, e depois de alguns tombos, acho que a previsão de nascimento para a primeira semana de março começa a parecer viável. Pelo menos vou fazer o que precisar para isso. Repouso, boa alimentação, repouso, cuidados extras e um pouco mais de repouso. O que é quase impossível com a família festeira que tenho. Meus últimos finais de semana foram: aniversário da Olivia, Natal e Ano Novo, os próximos serão: chá de fraldas da Estela, aniversário dos sobrinhos Carolina e  Raul, aniversário do priminho Pedro e aniversário da minha afilhada Giovanna. Tudo na sequência.
Ainda tenho roupas da Estela para lavar, secar e passar; terminar de arrumar o guarda roupas dela e o quarto; fazer as compras finais do enxoval e arrumar a bolsa para a maternidade. Mas prometo que entre uma coisa e outra vou fazer repouso.
Bem, por enquanto deixo aqui as informações que recebo sobre esta semana da gestação:

- O bebê já percebe os ruídos – embora o som seja abafado pelo líquido amniótico – e, acredite, pode acompanhar com os olhos uma fonte de luz que esteja se movimentando próximo à barriga. Aliás, ele consegue mover não apenas os olhos mas também o corpo todo: os braços, as pernas e a cabeça. Aí está a explicação para os chutes que você tem sentido ultimamente. Seu filho está cheio de energia e não vê a hora de sair para brincar.(http://www.bebe.com.br/)

- O comprimento do feto é de aproximadamente 29cm (da cabeça até o bumbum)  e seu peso é de 1800g; O bebê já está bem parecido com que será quando nascer. O corpo está todo proporcional. As conexões do cérebro sempre mais complexas. A audição mais aguçada; O ganho de peso acelerado do bebê reflete diretamente no peso da mamãe. Agora seu útero está a 12cm acima do umbigo; As contrações uterinas fisiológicas, que preparam o útero para o trabalho de parto, podem ser percebidas. (http://www.guiadobebe.com.br/)

- O feto repousa sobre o útero - não mais flutua. Os olhos se abrem na fase alerta e se fecham durante o sono. A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. O feto começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer. O bebê está próximo dos 2 quilos de peso e os cinco sentidos estão funcionando. Mede cerca de 38-39 cm dos pés à cabeça. O tecido gorduroso mais claro (menos vascularizado) deposita-se embaixo da pele dando uma aparência mais clara ao feto. (www.clinicafgo.com.br)

É isso aí. Agora vou voltar para o meu repouso porque hoje a noite tem o Chá de Bebê da Estela.

Beijos a todos.

Um comentário:

  1. Isso, e dá-le repouso minha nega, porque se não, Estelinha vem um pouco antes,... Acho que temos que começar a fazer o bolão da data! Hehehehe
    Beijos, Re e duplinha.

    ResponderExcluir